O SYNDICALISTA

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Reunião de criação do GT Mundos do Trabalho/Amazonas

No dia 31 de janeiro, será realizada, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas - UFAM -, a Reunião de criação do GT Mundos do Trabalho - Amazonas. Os Grupos de Trabalho da ANPUH (GTs) organizam-se por temáticas e linhas de pesquisa, tendo como objetivo promover e apoiar a pesquisa histórica e a troca de experiências entre seus membros.
O GT Mundos do Trabalho surgiu em 1999 a partir da proposta de um grupo de pesquisadores do Rio Grande do Sul que desejavam promover o debate acadêmico e a troca de experiências de pesquisa no campo da História do Trabalho. Faziam parte deste grupo Sílvia Regina Petersen, Adhemar Lourenço da Silva Jr., Benito B. Schmidt, entre outros.No mesmo ano, em São Paulo, o GT Mundos do Trabalho organizou-se localmente.
No ano seguinte, o GT estruturou-se nacionalmente e se espalhou por diversos estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Bahía e Ceará.
Desde 2002, o GT vem organizando, a cada biênio, suas Jornadas Nacionais de História do Trabalho: este ano, a VII Jornada de História do Trabalho se realizará no mês de novembro, na cidade de Salvador, juntamente com o III Seminário Internacional Mundos do Trabalho.
A estruturação do GT no estado favorecerá o estímulo à pesquisa histórica e a publicação de trabalhos no campo da História Social bem como proporcionará um importante canal de debates e troca de experiências entre seus membros.
Convidamos, portanto, a todos os interessados, tendo pesquisas iniciadas ou interesse em desenvolvê-las, para participar desta reunião que ocorrerá no dia 31/01. 



Feliz Ano Novo!!!!

Desejo a todos um 2014 repleto de alegrias e conquistas. Um grande abraço!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tom Gil: do Sertão ao Porto

Maneiro, solto e sonhador, Tom Gil é um músico cearense que, por alguns anos, ficou radicado em Porto Alegre encantando a todos com sua música, seu jeito ímpar de tocar o violão e suas poesias bem construídas. Possui dois CDs gravados – Novo Mundo e Do Serão ao Porto – além de ter participado do disco Antípodas, com Jorge Herrmann e a Falha de Santo André. Sua sensibilidade e seu bom humor contagiam a todos que o ouvem. Atualmente, está de volta ao nordeste com sua poesia e seu violão, mas sem carregar “mala cheia e nem mau humor”. Um abração, Bicho Doido!!!!


domingo, 29 de dezembro de 2013

A Divina Tragédia de Belchior

"Se você vier me perguntar por onde andei no tempo em que você sonhava. De olhos abertos, lhe direi: amigo, eu me desesperava."
Belchior foi uma das grandes referências musicais de minha adolescência e, ainda hoje, nutro uma profunda admiração por este que é um dos ícones da música brasileira. Espero poder vê-lo novamente nos palcos encantando a todos com sua poesia ácida e que seu "canto torto, feito faca," continue cortando na carne!



terça-feira, 24 de dezembro de 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

História do Brasil IV: A Era Vargas, por Bóris Fausto

Este vídeo, apresenta de forma bastante clara e sucinta as principais características do período varguista, dando ênfase à composição da Aliança Liberal e ao apoio recebido dos 'tenentes'. Observa-se, ainda, o processo de formação do Estado Novo e a redemocratização que ocorre no pós-guerra.
Bom estudo!!!


sábado, 14 de dezembro de 2013

História Moderna: a Utopia, de Thomas Morus

Convido os alunos da disciplina de História Moderna do curso de História da UFAM a fazerem uma viagem a uma terra onde os "rebanhos de carneiros  [...], tão dóceis e tão sóbrios em qualquer outra parte, [...] devoram mesmo os homens e despovoam os campos, as casas e as aldeias".



Publicação de Artigo

Esta semana, foi lançado o novo número da Revista Cantareira, da UFF. Neste número, o 18º, saiu o artigo intitulado "O fazer-se da classe patronal em porto Alegre durante as grandes greves da Primeira República", uma adaptação de uma parte do quarto capítulo de minha tese de doutorado defendida em 2012, na UFRGS.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Acumulação Primitiva de Capital

A acumulação primitiva de capital é um processo chave para se entender a transição do feudalismo para o capitalismo. Sugiro a leitura do próprio Marx a fim de completar o debate proposto no texto de Pierre Vilar. Boa leitura!!!


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Eric Hobsbawm

Eric Hobsbawm foi um dos maiores historiadores do século XX. Tendo influenciado gerações de historiadores, é autor de livros que são referências. Marxista, Filiado ao Partido Comunistas, atuante politicamente, não limitou-se a ser um intelectual, foi também um militante ardoroso. Nascido em 1917, como a Revolução Soviética, presenciou e experienciou praticamente todo o Breve Século XX. Abaixo, leia uma entrevista realizada em 1989.



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Texto Complementar: Brasil IV

O Syndicalista

O Syndicalista era o nome de um dos principais jornais operários que circularam no Rio Grande do Sul durante a República Velha. Apresentava-se como o órgão oficial da Federação Operária do Rio Grande do Sul – a FORGS. A FORGS foi, sem dúvida alguma, a associação que mais influência exerceu sobre o movimento operário gaúcho nas primeiras décadas do século XX foi a FORGS. Fundada em 1906, no decorrer da primeira greve geral do Rio Grande do Sul – a “greve dos braços cruzados” ou “dos 21 dias” –, esta associação se manteve durante os quinze anos subsequentes, pelo menos, como a mais relevante organização operária do estado. Criada sob a égide dos socialistas – entre os quais destacamos Francisco Xavier da Costa –, após uma série de disputas, passou a ter uma orientação predominantemente sindicalista, sobretudo após 1918, quando um grupo de militantes anarquistas conseguiu ocupar os cargos de liderança da associação. Coloquei o nome do blog como uma referência a este jornal pois tive a felicidade de ter encontrado os primeiros números do Syndicalista durante minhas pesquisas no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, em meio a um processo-crime sobre a greve de 1919.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Antípodas

Em 2003, César Augusto Bubolz Queirós integrava o grupo A Falha de Santo André, que acompanhava o compositor porto-alegrense Jorge Herrmann. Naquele ano, foi lançado o CD Antípodas. financiado pelo Fumproarte. Este CD foi indicado para o Prêmio Açorianos do ano seguinte. Escute o CD no link a seguir: Antípodas.